segunda-feira, 18 de março de 2013

Gestão Escolar e Seus Diferenciais


Gestão Escolar, A Educação e seu Sistema.

O sistema de Ensino tem adquirido boas referências durante esses últimos anos, o Governo Federal tem se empenhado em políticas públicas para tentar mudar a história da educação brasileira, tendo em vista a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, tem implantado programas como PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa, também investiu no novo piso salarial para os professores entre outros.
Ainda sim o sistema fica a desejar, pois o principal meio de articulação é o recurso humano, o despreparo e talvez a autoestima dos funcionários da educação não tenha passado por uma transformação, seus anseios ainda não são compartilhados, isso reflete do passado, quando ainda a exigência para lecionar era apenas o Ensino Médio.
A grande oferta de vagas de professores fizeram com que a maioria dos recém formandos do ensino médio procurassem curso de licenciatura, porém no que tange ao desejo por lecionar não existia, o que havia era o anseio de entrar no mercado de trabalho mais rápido.
Então para que a educação mude realmente é preciso ser trabalhado com quem está diretamente envolvido no ensino, a resposta não está em somente implantar projetos, tem que haver o estímulo e o gosto tanto de ensinar como de aprender, para despertar a curiosidade do aluno, instiga-los ao pensar, e mostra-los o quanto o ensino faz a diferença na vida das pessoas, fazer com que eles viagem no mundo da literatura, das artes, da matemática entre outros.
Gerir um estímulo está ligada estritamente com isso, pois temos duas vertentes, se você faz o que gosta você faz com excelência, mas por outro lado se você é forçado, consequentemente não haverá resultado positivo e, então, a solução é mudar o que faz, ou simplesmente aprender a gostar de sua atividade. Têm sido difícil para as pessoas perceberem essa questão, algumas são orgulhosas, pensam somente em si próprias, não procuram desempenhar sua função da melhor maneira possível, reclamam o tempo todo e estão sempre desanimadas. 
A ferramenta; "Gestão" será o diferencial, quando utilizado nas situações corretas, o momento das relações interpessoais faz com que as pessoas da organização se aproximem e as reuniões com o corpo docente é o momento ideal para reflexão, expor a situação de cada caso, discutirem juntos a melhor maneira para resolução de conflitos, estabelecer metas e também usar os recursos motivacionais.
A gestão, como está no ápice da pirâmide da hierarquia na instituição de ensino, deve analisar as situações internas instituição, buscar mais interação com os funcionários para identificar a personalidade de cada um, e trabalhar de forma que melhore cada vez mais o rendimento individual e consequentemente o da instituição. A liderança, neste caso a gestão escolar, deve quebrar barreiras de forma que possa descentralizar os recursos utilizados em sua gestão, buscar uma visão empreendedora na instituição, em alguns casos modificar, tomar decisões, estudar cada aspecto e deixar claro aos seus liderados o que se espera deles.
Saber que cada pessoa é um mundo completamente diferente é pensar que há diversas maneiras de motivar, porém a falta de informação pode ser que ocorram resultados negativos, por isso a análise aprofundada dos liderados é fundamental e leva o líder a tomar a melhor decisão para a organização. (autor: André Malta)

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