Projeto Arte e Cultura na Escola
"Motivando a Aprendizagem"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtTYN6E3YvnawltJC5PLp12s1fxGtYX2mJlXaBffcGOdFotFBGSvkut_mehzeqiwcXyBjg3kUFWLFGfx3U625YipjWx7hFneUDHOtNjHjw4lUmRtEg7RU4x0ObVitdq149RkOt1vUMaz0/s320/Sem+t%C3%ADtulo.jpg)
A
comunidade tinha uma grande fama de ser violenta, muitas pessoas de fora temiam
em trabalhar na região, porém a realidade teria que mudar e, a única maneira
seria através da educação, eis o único
suporte para mudar o futuro, a música foi um instrumento de interação, mudança
e socialização.
Transformar
a realidade dos alunos, mostrando talentos onde parecia não existir, aumentando
a autoestima e incentivando-os a sonhar, buscando uma interação ensino-aprendizagem,
alimentando a personalidade para que se tornem pessoas de bem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilzYXM6R0XvkrNZzNiB5EdP2NDGFhRAMQWxcoachRuqlsiRXKovrT6kuiUXEhkhCXFloY62auf2oxCUfr3Flxf9KQgG96xzCN2gSkvsdx6xQX1RgjMqabxQFusgfNnbOm4suNEKXjeUq8/s320/dsa.jpg)
DESENVOLVIMENTO
A
ideia do projeto se iniciou com uma palestra motivacional, ministrada pelo
coordenador do Grêmio estudantil, Pedro Pereira, do qual relatava a importância
da arte da música para os alunos. O secretário escolar André Malta não mediu
esforços para dar o ponto inicial do projeto, que se iniciaria mais tarde com a
confecção de uma bateria Artesanal.
Recém-construída
a bateria já estava pronta para uso, porém faltavam os outros instrumentos,
então os alunos foram à procura deles pela comunidade, alguém que pudesse doar
ou emprestar os instrumentos. O aluno Samuel Rodrigues conseguiu emprestado um
teclado na comunidade, também o Júlio Cesar conseguiu ganhar um violão, e por
fim o pai do aluno Leonardo Rodrigues já tinha uma sanfona infantil, a escola já
dispunha de uma caixa amplificada e de um microfone e assim foram dados os
primeiros passos.
A
partir dai começaram as aulas de teclado, violão, vocal e bateria, A empolgação
era visível nos alunos envolvidos com o projeto, eles estudavam a tarde e se
revezavam nas aulas individuais pela manhã, e no horário de 12H: 00s às 13H: 00
(Meio dia à uma hora da tarde) em conjunto.
.O
grupo que assim formado, deu-se o nome de Brilhantes
do Taquarati, o nome veio do título da Agenda do Grêmio Estudantil que se
chamava; “Brilhantes” com uma singela homenagem a comunidade. A primeira apresentação do grupo foi na
Culminância do Programa Agrinho daquele mesmo ano.
No
encerramento do Programa Agrinho e em sua primeira apresentação os Brilhantes
do Taquarati, surpreendeu a todos que ali se encontravam presentes, pois tinha
havido um mínimo de ensaios, e poucos sabiam da existência do projeto de música
na escola.
Depois
da apresentação os Alunos não se tinham outro assunto a comentar, eles queriam
aprender cada vez mais, em consequência a escola começava a ser vista por a
comunidade e principalmente pelos alunos com algo atrativo.
A
professora do 5º e 6º ano Cristiana identificou algumas mudanças no
comportamento, rendimento e frequência. Segundo
a professora depois do projeto melhorou muito o trabalho de
ensino-aprendizagem.
A
professora Danielle Carvalho do 5º e 6º ano também conseguiu identificar
mudanças consideráveis, e até sugeriu que o projeto tinha que ser estimulado
para turmas menores, complementando e ajudando neste processo de aprendizagem.
Em 2010
o projeto abrangeu aproximadamente 26 alunos entre meninos e meninas na faixa
etária de 9 a 14 anos. Seguindo o mesmo modelo de aulas, foi escalonado durante
toda a semana dividida em todas as modalidades, e aos sábados pela manhã o
grupo “brilhantes do Taquarati” ensaiava.
Com
a doação do teclado o projeto toma outro gás e, então é marcada uma Culminância
a fim de mostrar todos os trabalhos feitos até o momento, que foi realizado no
dia 20 de novembro de 2010.
REPERCUSÃO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFLM3bJ_ISUkM_QaFLLPBFiAuGPnzgAUqX_gjfTUvDyaVbcLS840RFVREybbeQUVENvAuBg-BztAD0JHzOHI9ogFFJ4a91-ketwaAap5jbPOSwkJqJZeZk-M-IhMbwt8zbJRSNROnPMBI/s320/002+c%C3%B3pia.jpg)
Com
a mudança de escola dificultou o andamento do projeto, pois os alunos se
matricularam em turnos diferentes, nesse momento alguns instrumentos doados já
não funcionavam mais, então a escola só dispunha de um teclado para as aulas.
Para
manter o projeto vivo o professor André Malta reabre as inscrições para aula de
música somente na modalidade teclado, porém alguns alunos iniciaram e logo
desistiram por falta de instrumento, pois só havia um teclado para uma boa
quantidade de aluno por horário.
Já no
ano de 2012 com a ajuda da Secretaria de Educação do Município de Ibiapina, o
Secretário de Educação recém-empossado Walfrido em visitas as escolas toma
conhecimento do projeto e logo se propõe a ajudar e faz uma busca de todos os
instrumentos inativos nas escolas da rede municipal.
PROJETO
ARTE E CULTURA NA ESCOLA
“MOTIVANDO
A APRENDIZAGEM”
Aprender música inspira atitudes
positivas, bem como uma imagem positiva da criança, um desejo de atingir a
excelência e a habilidade de definir objetivo e trabalhar em grupo para
alcançá-los. Os estudantes que aprendem música têm melhores resultados
em leitura e matemática. Estatisticamente, os músicos são cidadãos com menores
taxas de crime, quando comparados com o resto da população.
Entendemos
que o processo de crescimento de uma criança está muito além apenas de seus
aspectos físicos ou intelectuais; esse processo envolve outras questões,
certamente tão complexas quanto às da maturação biológica. Dessa forma, optamos
por trabalhar a ideia de desenvolvimento infantil a partir de uma abordagem
mais ampla, abarcando também seus aspectos de amadurecimento afetivo e social,
sem deixar de lado, obviamente, o aspecto cognitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário