Gestão Escolar, A Educação e seu Sistema.
O sistema de Ensino tem adquirido boas referências durante esses últimos anos, o Governo Federal tem se empenhado em políticas públicas para tentar mudar a história da educação brasileira, tendo em vista a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, tem implantado programas como PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa, também investiu no novo piso salarial para os professores entre outros.
Ainda sim o sistema fica a desejar, pois o principal meio de articulação
é o recurso humano, o despreparo e talvez a autoestima dos funcionários da
educação não tenha passado por uma transformação, seus anseios ainda não são
compartilhados, isso reflete do passado, quando ainda a exigência para lecionar
era apenas o Ensino Médio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj43UkM4TUzK6kDjO6da_bPMgPD_n9TwSaS0Pa2X1ld5X_jccJVfJzOLiqlBEL-XXGrxNJSz3ThwSIOgR3zPn2vOHiUHVAnUhyZOkaCEwP_z67Barr5lJpPg-Vjl6BIfrIyiMNkHv4jZYA/s200/educacional_individuo.jpg)
Então para que a educação mude realmente é preciso ser trabalhado com
quem está diretamente envolvido no ensino, a resposta não está em somente
implantar projetos, tem que haver o estímulo e o gosto tanto de ensinar como de
aprender, para despertar a curiosidade do aluno, instiga-los ao pensar, e
mostra-los o quanto o ensino faz a diferença na vida das pessoas, fazer com que
eles viagem no mundo da literatura, das artes, da matemática entre outros.
Gerir um estímulo está ligada estritamente com isso, pois temos duas
vertentes, se você faz o que gosta você faz com excelência, mas por outro lado
se você é forçado, consequentemente não haverá resultado positivo e, então, a
solução é mudar o que faz, ou simplesmente aprender a gostar de sua atividade.
Têm sido difícil para as pessoas perceberem essa questão, algumas são orgulhosas,
pensam somente em si próprias, não procuram desempenhar sua função da melhor
maneira possível, reclamam o tempo todo e estão sempre desanimadas.
A ferramenta; "Gestão" será o diferencial, quando utilizado
nas situações corretas, o momento das relações interpessoais faz com que as
pessoas da organização se aproximem e as reuniões com o corpo docente é o
momento ideal para reflexão, expor a situação de cada caso, discutirem juntos a
melhor maneira para resolução de conflitos, estabelecer metas e também usar os
recursos motivacionais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5qrRw2Ih73SfORrRA0hjXunjJ_dLmxJLu4S6sb0pnFFO1sQNTY73wt6cMuBhOZxYqSCWbl4TvYq6IoVIvxDfx9sqOgTmUF4ByMHGMTQHGvJ59slWDF1CuXytQ2roTfMI2Wk7_xHRnfSg/s1600/gest%C3%A3o-escolar.jpg)
Saber
que cada pessoa é um mundo completamente diferente é pensar que há diversas
maneiras de motivar, porém a falta de informação pode ser que ocorram
resultados negativos, por isso a análise aprofundada dos liderados é
fundamental e leva o líder a tomar a melhor decisão para a organização. (autor: André Malta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário