sábado, 8 de junho de 2013

  MAIS VALORIZAÇÃO PARA OS INSTRUTORES NO NAEC


O que é o NAEC?

O Núcleo de Arte, Educação e Cultura é uma proposta pautada na democratização do acesso aos bens e serviços culturais para todos os segmentos sociais como direito do cidadão.
Em São Benedito, o NAEC veio beneficiar a Comunidade com várias oficinas, além de disponibilizar o espaço para várias atividades.

Objetivos

O Núcleo de Arte, Educação e Cultura – NAEC Prof.Oscar Costa de Souza incentiva todo e qualquer tipo de atividade que desenvolva nos jovens a capacidade de socializar-se e torna o seu espaço abrigo para aqueles que procuram moldar o talento como forma principal de arte.
visar o crescimento de nossos alunos nas diversas oficinas que dispomos, a fim de fazê-los buscar na arte o gosto pela leitura, música, dança, desenho, pintura.

Pretende romper com a visão elitista da cultura e criar condições para a emergência da diversidade cultural vivida pela grande maioria da população.
Estimular as vocações artísticas na comunidade.
Promover oficinas artísticas, envolvendo a música, as artes plásticas, o teatro, a dança, as artes visuais e atendimento em biblioteca. (http://www.overmundo.com.br/perfis/naec-de-sao-benedito-ce)


Os cargos específicos de instrutores é uma classe ainda não regulamentada por lei, alguns acreditam que esses cargos são ramificações de professores da educação básica, logo que a lei federal 11.769, de 2008, obriga todas as escolas do Brasil devem lecionar aulas de música ou incluir esse conteúdo nas aulas de artes dos ensinos infantil e fundamental, sabendo-se que é considerado professor de educação básica aquele com Formação Específica mínima em Licenciatura Plena. Por outro lado para os instrutores de Artes específica há algo além de uma formação, há um preparo desde muito cedo, “algo que já vem do berço”, para os instrutores de música e segundo a lei no 3.857, de 22 de dezembro de 1960 especificamente em seu artigo 29 define Os músicos profissionais e entre eles:  regentes de orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão, ciganas, jazz, jazz-sinfônico, conjuntos corais e bandas de música; instrumentais de todos os gêneros e especialidades; cantores de todos os gêneros e especialidades; professores particulares de música entre outros. Em se tratando dos outros instrutores que compões o Corpo de funcionários do NAEC não há nada a respeito.
Com isso se torna inacessível Formação Específica para os cargos, já que alguns optem para a Formação em Pedagogia, o que para os Cargos não teria nada acrescentar levando em conta que cada profissional ministra sua aula de forma diferente. (André Malta)



A importância e a riqueza da arte vêm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimensões humanas - a emotiva, a racional, a mística, a corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte nosso entendimento do mundo e também de nós mesmos fica, empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade. Por outro lado, o contato com a arte de outras culturas dá oportunidade de perceber o que temos de singular, e também amplia nossa visão do mundo.
Portanto, a arte é também um meio de comunicação entre as pessoas e os povos. Por isso mesmo o componente Arte-Educação faz parte do eixo Linguagem e Códicos. Cada uma das modalidades da arte - a música, o teatro, a dança, a literatura, e as artes visuais - possui uma linguagem própria. Quer dizer, cada uma destas linguagens proporciona um tipo de experiência única. Mas, dentro de suas especificações, as várias linguagens da arte apresentam uma lógica comum.
A arte será sempre inspirada nas emoções e opiniões do artista assim como pelos acontecimentos mundiais e nova tecnologia.
O futuro da arte depende do futuro da vida na terra e da criação do artista.
O professor pode proporcionar à criança, em termos de sua produção artística, uma orientação quanto ao uso e emprego de materiais, bem como fornecer-lhe os instrumentos que se adequem às características de sua faixa etária. (http://anasra.blogspot.com.br/2007/07/importncia-da-arte.html)